História

A Associação Maconde é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos. Esta Instituição nasceu da associação de um grupo de trabalhadores da unidade fabril “Maconde”, no ano de 1987, e, iniciou a sua atividade em 1993.

A sua abertura resultou de um protocolo assinado entre a empresa “Maconde” e a autarquia Bracarense em colaboração com o Centro Regional de Segurança Social, para prestação de um serviço social à população (Creche, Jardim de Infância e ATL).

O imóvel onde está instalada a Associação Maconde, já tinha sido em tempos (anos 30) uma creche da mesma unidade fabril. Esta creche foi considerada uma das melhores do país, com assistência permanente, algo muito raro na época.

Este edifício foi todo recuperado para poder servir as necessidades da população e dotado de boas estruturas, quer sanitárias, quer de serviços, tais como: cozinha, lavandaria, salas de atividade, sala de psicologia, polivalente, sala de direcção/informática e um espaço exterior equipado com parque infantil.

A Associação Maconde tem os seus estatutos aprovados na Direcção Geral de Assistência Social e tem por objetivo colaborar com as famílias na educação integral das crianças dos 4 meses aos 12 anos.

A instituição orienta a sua acção pelos Objectivos Gerais contidos na Lei de Bases do Sistema Educativo.

A Associação Maconde - IPSS,  tem apoio financeiro do Ministério da Educação e da Segurança Social de Braga.